07/07/2014

Brasil x Alemanha #WorldCup2014

Fonte: Mecânica Tropical


A semifinal de uma copa do Mundo. Momentos de tensão, momentos de muita animação, ou talvez receios. Será que meu país vai ser campeão? Quatro países, quatro nações em busca de uma taça, da vitória. O Brasil, sede desta copa do Mundo, buscando levantar a taça em seu próprio país. Perdemos tanto em nosso país em outras áreas, que a menor vitória sobre outros países parece ser a vingança. Vingança? Não. Melhor dizer o "ser melhor". Ser melhor no futebol. É isto que somos. O país do futebol. Não somos o país da educação ou da saúde, somos o do futebol. E temos que ser O melhor no que sabemos fazer de melhor. O futebol que se aprende desde pequeno nas escolas. E que pegamos gosto, que torcemos, que tanto nos apaixonamos. E amanhã os corações batem mais forte. A esperança que corre no sangue brasileiro. A esperança de sermos os melhores. De ganharmos a Copa 2014. E a trilha sonora que ecoa nos corações é a mesma. "Estamos a dois passos do paraíso." E temos que vencer. Desta vez, é a Alemanha. De um lado, o país buscando o Hexa na copa do Mundo. De outro, buscando o Tetra. De um lado os sonhos de um coração verde e amarelo. De outro, sonhos das cores preto, vermelho e amarelo. 
Ambos os países tem o amarelo na bandeira. O amarelo que representa o dinheiro.
De um lado, a colônia, de outro o colonizador. Várias cidades ainda mantém uma herança alemã. Mas o coração verde e amarelo ainda bate mais forte. O sangue brasileiro sempre prevalece.
A Alemanha, tem o vermelho. Cor da paixão, cor viva. Cor do sangue que corre em nossas veias mostrando também o sangue dos judeus na Segunda Guerra Mundial, era Hitler. A mesma Alemanha que sobreviveu ao nazismo.
O Brasil tem o azul. Cor do céu, cor da arara, cor da água. Da água cristalina que corre nos riachos da Amazônia e Mato Grosso. Pantanal, belo pantanal. Águas maravilhosas. E águas que geram riquezas, como a Usina Hidrelétrica de Itaipu, a maior do Brasil e a maior de geração de energia no Mundo. Apesar de ser binacional, grande parte da riqueza é brasileira. Além das Cataratas do Iguaçu, beleza natural. O Brasil possui milhares de culturas, de manias, de crenças. Diversidade em tudo o que tem.
O Brasil tem as 27 estrelas em sua bandeira. Cada estado é uma estrela. Cada estado tem sua riqueza, sua beleza. Seu brilho.
Porém a Alemanha tem o preto. O preto, a cor da morte. Do sofrimento, tristeza, e medo.
E o verde é a cor da esperança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Hi, Cultura! . Powered by Blogger :: Voltar ao topo imagem-logo