08/08/2014

Que profissão eu vou: Publicidade e Propaganda #EntrevistaHC



Lancei um novo desafio para mim e para o blog. O de entrevistar, a cada nova profissão escolhida por vocês ou por mim, uma pessoa que cursa a área ou já é formada e trabalha na mesma, para os futuros calouros (assim como eu) tirarem suas dúvidas a respeito de carreira, o que faz e o que não faz e tantas outras neuroses que surgem.

O primeiro curso que escolhi para apresentar para vocês, é Publicidade e Propaganda, que é o curso que eu quero fazer, e porque também sei que tem tudo a ver com blogs. É um dos meus maiores sonhos, e tenho certeza de que também de muitas meninas.
E quem vai ser entrevistada hoje é Cyndria, uma linda que trabalha com o Youtube e faz faculdade. Vale a pena conferir.

1) Cyndria, você está quase acabando o curso né? A primeira impressão que você teve do Curso e a visão que tem agora são as mesmas? O que talvez te decepcionou?

R: A visão mudou totalmente, entrei no curso achando que poderia apenas fazer uma coisa e, na verdade, a área de atuação em Publicidade é gigante! Acho que com o tempo você aprende a respeitar as áreas do curso e ver que cada um tem seu dom.
O que me decepcionou nem tem muito a ver com o curso em si, é mais com a região que eu moro que poucas vezes tem oportunidades. Não que isso desmotive e te faça querer desistir da faculdade, pelo contrário, isso me motivou a querer ir para outros lugares atrás do que eu espero no meu futuro. Então não sei se posso considerar como uma “decepção”, acho que foi mais um incentivo.

2) Que matéria você achou mais apaixonante do curso até agora? E qual você achou a mais "maçante"?

R: A mais emocionante foi mídias sociais. Foi algo que eu escolhi fazer e que eu gostei muito, aprendi demais! Se você estiver fazendo Publicidade e puder fazer mídias sociais (e gostar, claro), vale a pena!
As mais maçantes foram estética e semiótica, muitas vezes a análise dentro destas matérias se torna cansativa pelo fato de ser longa e cheia de detalhes.

3) O que te levou a escolher PP?

R: Eu sempre fui indecisa com o que fazer, foi depois de uma feira das profissões, no qual conversei com alguns alunos, que me apaixonei por PP. Foi aí que vi a área extensa de atuação e que, com especializações certas, eu poderia entrar na carreira que eu sonhava.

4) O mercado de trabalho é acolhedor para um recém formado em PP? Ou é mais difícil arrumar emprego nessa área?

R: Acho que depende muito da região, algumas têm um incentivo maior, outras nem tanto. Acho que ninguém sai perdendo ou não consegue um estágio, a questão é você saber o que você quer, correr atrás e mostrar interesse.
Talvez não seja de primeira que você consiga algo, mas oportunidades com certeza não vão faltar. Ainda mais se você faz algo que ama!

5) Dá para notar que as mídias sociais tem bastante influência na sua vida. Isso foi uma das coisas que te motivou a fazer Publicidade ou "nada a ver"?

R: Nunca pensei nesse lado, acho que não foi meu maior influenciador. Sempre gostei muito de internet, redes sociais e de estar ligada nas “novidades” do meu interesse, mas percebi o quanto gostava disso quando entrei na faculdade e comecei a ter matérias que influenciavam esta parte.

6) Criar um blog é bom para “exercer” a profissão ou até mesmo a criatividade?

R: Acho legal ter um blog pra exercitar tudo, não apenas a profissão em si, mas a pesquisa, a redação, a criatividade, a leitura... A minha opinião é que blogs, sites e vídeos ajudam, e muito, no desenvolvimento profissional e pessoal. Se você sabe cuidar e lidar com o tipo de informação que você lê e repassa, isso se torna uma grande aprendizagem.
Pela necessidade de sempre estar atualizando e pesquisando sobre as informações, creio que sejam maneiras de exercitar a criatividade nesse meio.

7) Você sabe qual a média de salário de um profissional recém formado?

R: Não dá para falar de uma média fixa para todos os profissionais, creio que dependa muito de sua função e experiência no ramo, na área que está atuando.

8) A última pergunta. Se fosse para aconselhar algo para alguém que está pensando em cursar publicidade, qual seria teu conselho?

R: Sou suspeita pra falar qualquer coisa, amo Publicidade e com certeza quero unir minhas outras paixões a ela. Acho que esse é o meu conselho: se você gosta de algo e quer unir com a Publicidade, saiba que é possível. A versatilidade e as oportunidades de descobrir o que você quer e que área escolher são enormes!
E é aquela coisa né?! Ame o que você faz e você não estará trabalhando de forma alguma. Acho que o mais importante é pesquisar e saber no que você está “entrando”. Eu tive a ajuda de estudantes para entender um pouco mais da área, hoje em dia você tem diversas formas de conseguir saber um pouco mais sobre PP, isso ajuda DEMAIS na escolha. E se depois de tudo isso você concluir que realmente é o que você quer, não pense duas vezes!

Bom meninas, esta foi a entrevista com a Cyndria Martins da Silva, 21. Ela já foi blogueira, por mais ou menos 5 anos. Hoje em dia faz vídeos para o youtube, e se quiserem conhecer o canal dela é o Flores de estudio.

Tem alguma profissão que você gostaria que eu falasse mais sobre ela aqui no blog? Comente aqui embaixo, na página do facebook: Hi Cultura ou mande no twitter @HiCultura com a Hashtag #EntrevistaHC.
MUITO obrigada.

4 comentários:

  1. Oi flor,
    Acho muito bacana conversar com pessoas que estão no curso, antes de tomar a decisão.
    Afinal, são quatro anos estudando, é legal pensar bastante, ter experiências, e até ir em aulas da faculdade ;)
    Gostei do post :)

    Beijocas
    www.marinadelamonica.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo linda! Muito obrigada por comentar.

      Excluir
  2. Oi, Katlyn!
    Achei a entrevista super legal, a Cyndra respondeu tudo bem explicadinho, uma fofa! É uma ótima ideia, porque tem muitas meninas que estão em dúvida sobre qual faculdade escolher e saber o que uma estudante desse curso pensa, é muito bom.
    Esse não é o meu caso, porque eu já escolhi e faço Engenharia Civil, mas também fiquei em dúvida e li várias matérias sobre isso que me ajudaram bastante.

    Super beijos!

    http://docemodacomestilo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu decidi criar essa categoria/tag no meu blog justamente por isso, surgem muitas dúvidas né? E eu acho super legal compartilhar um pouco mais daquilo. Geralmente nos blogs falam sobre a grade, quanto tempo dura e etc, mas é muito raro ouvir a opinião de quem já está cursando, e isso que senti falta ;)

      Excluir

© Hi, Cultura! . Powered by Blogger :: Voltar ao topo imagem-logo