11/09/2014

Dicas HC: Principais vantagens da Prática do Ballet

Fundo: Kates Creative Space via Google Imagens

Dia 1º de Setembro foi o dia da Bailarina, e eu, como fiz Ballet e outras danças desde os meus 03 anos 13 anos (siiiim, 10 anos de dança!!) resolvi fazer um post aqui sobre as vantagens dele.

O Ballet é uma das danças que mais proporciona flexibilidade e postura, no mundo em que vivemos são duas coisas extremamente valorizadas por quem quer manter uma vida saudável. Hoje em dia, todos querem ter uma postura elegante, bela, fina, sentar-se de acordo, e a prática do Ballet ajuda e muito para que isto aconteça de fato. O principal benefício é a boa postura que tanto crianças, quanto adolescentes ganham com esta atividade, já que hoje em dia é comum a perdermos quando ficamos horas em frente ao computador, sentados, ou no colégio, enfim.

Sim, o Ballet é uma atividade física, e às vezes pode ser melhor do que uma aula de natação, por exemplo, nesses termos de postura e elegância.

Ganhamos também força física, afinal muitas vezes é necessário aguentar por alguns segundos uma dorzinha aqui e ali, como por exemplo, quando vamos tentar fazer o famoso “espacate”, além disso, é ganho um melhor condicionamento, afinal aprendemos a controlar a respiração, além de evitar problemas graves de coração, ou de pulmão/respiração cada vez mais comuns hoje em dia. Além de toda a resistência adquirida, pois são várias e várias horas de ensaios incansáveis até que tudo fique impecável.

Foto: Deborah Jones

O Ballet, principalmente o clássico, proporciona um controle maior do corpo, além da mente envolvida pelas músicas calmas e serenas. Proporciona também expressão corporal, e caso a pessoa seja tímida demais, na maioria dos casos consegue se adaptar e perder esse medo.

Trabalhando o ritmo, também distraímos nossa mente, o que nos leva a um momento de relaxamento corporal, e conseguimos nos envolver com o que estamos realizando, esquecendo-se do Mundo e de todos os problemas, o que torna este momento muito mais agradável que uma simples musculação para a maioria das pessoas que já o realizaram.

Aprendendo o ritmo, também exigimos uma coordenação motora para conseguir movimentar-se de acordo com os passos dados e as músicas. Movimentação de diferentes partes do corpo ao mesmo tempo ou sincronia são técnicas valorizadíssimas no Ballet, e em qualquer outro tipo de dança que exige preparo físico anterior. A disciplina também é fundamental para que o conjunto da obra seja completo. E também o envolvimento com a dança, que torna essa experiência bem mais agradável. Isso irá lhe ajudar em várias atividades, e não só na dança.

Foto: Festival de dança de Joinville

Também o equilíbrio que é ganho, tanto emocional quanto físico, acaba se tornando uma das principais vantagens. Vem confiança, física e mental. Faz-nos acreditar que sempre podemos ir além, que somos capazes de realizar todas as coisas. Facilitam a força de vontade, e a determinação, qualidades muito preciosas não só no Ballet como na escola, e o principal, no mercado de trabalho caso essa não for sua profissão.

Nas aulas e apresentações de Ballet, são passadas e ensinadas de forma direta ou indireta a apreciação de outras formas de arte, e não só o Ballet, como já foi dito aqui, a música clássica, e tantas outras expressões. Além de instigar e influenciar as artes cênicas, já que existem muitos teatros musicais, onde cantam, dançam e atuam.

PS: Na cidade de Joinville/SC existe uma sede do Ballet Bolshoi aqui no Brasil, e além disso, acontece uma vez por ano o espetáculo de danças, que tem a minha presença quase todos os anos. Haha ♥

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Hi, Cultura! . Powered by Blogger :: Voltar ao topo imagem-logo