24/10/2014

Dicas HC: Como se comportar em uma entrevista de emprego

Foto de Victor Hanacek

Nos dias de hoje, as empresas estão cada vez mais rígidas com relação aos profissionais que contratam. Principalmente nos ramos onde há contato direto com o cliente ou fornecedor, onde o modo de o funcionário se comportar influencia diretamente no resultado positivo –ou negativo- da empresa. Desta forma, os gerentes e assistentes de Recursos Humanos estão buscando profissionais sérios, que sejam ágeis para decisões, e muito competentes, além de especializados na área. Por isto, se torna rígido o processo de seleção para algumas vagas. E bem aquela vaga que você gostaria, acaba sendo passada para trás por alguém que se COMPORTOU melhor na entrevista. E aí? Como driblar o medo, como se soltar para exibir todas as suas qualidades, sem exagerar?
Selecionei três dicas valiosas para você que está com duvidas no quesito apresentação:

Jamais demonstre medo: Parece inútil, e clichê. Mas não é, acredite. É fundamental que o futuro funcionário se sinta confortável durante a entrevista, pois ali será seu ambiente de trabalho, caso contratado, e o entrevistador pode acreditar que você não tem o potencial que eles necessitam. Pessoas comunicativas raramente demonstram a timidez, e na maior parte das funções a timidez é ponto negativo.  As empresas percebem quando o candidato está nervoso, e isto só influencia para piorar o seu desempenho, que até então estava bom ou ótimo. Atitudes como olhar para o chão a todo o momento demonstram que você é inferior, e não saberá lidar com as decisões dentro da empresa. Sempre encare seu entrevistador, não de forma rude, mas sutilmente para que ele perceba em você uma pessoa convicta e determinada, e esta é uma qualidade valiosa em empresas, tanto de grande como de pequeno porte. Sempre o olhe nos olhos e lhe passe segurança de que você é o profissional que ele precisa.

Não se vanglorie de experiências passadas: Você fez uma  maravilhosa venda, terminou seu mestrado, ou qualquer outra coisa. Ok, mas jamais “force a barra” dizendo sem parar que você é isto, isto e aquilo. Porque os entrevistadores não irão lembrar-se disto enquanto você estiver trabalhando ali. Estudo sim é muito importante. Como já disse as empresas sim, buscam especialização. Mas isto demonstra falta de humildade, e isto não leva a lugar nenhum. Caso você evite se vangloriar, e mostre o que realmente sabe fazer –e não o que está na sua carteira de trabalho- as pessoas vão te dar muito mais confiança, e com certeza, a vaga será sua.

E principalmente, não fale mal do seu ex-emprego: Parece óbvio, mas milhões de pessoas insistem no erro. Seu chefe futuro não ficaria satisfeito se ouvisse você falando mal dele, com certeza. E se ouvir você contrariando o antigo, o pensamento dele será na linha de que “se fez com o outro, fará comigo quando sair”. E nenhuma empresa gosta de ser mal falada por seus próprios funcionários, às vezes até sem motivos. Se perguntarem por que saiu de seu antigo emprego, diga algo que soe melhor do que “não me dava bem com meu chefe”, como vários dizem. Tente dizer coisas mais agradáveis e que não lhe condenem a perder o emprego que nem começou...

E aí? Gostaram do post? Querem mais posts assim? Deixem nos comentários! ;)

Fiz essa pesquisa para um trabalho do colégio, mas achei a pesquisa tão legal que decidi compartilhar com vocês. O post é de autoria minha. 

22 comentários:

  1. As dicas são super válidas Katlyn, e eu acrescentaria outra, vá bem vestido mas não exagere. Já vi gente mal arrumada e arrumada demais em algumas entrevistas que fiz.
    www.alinefranca.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa tinha no meu trabalho também! Hahaha não sei pq não coloquei aqui, é super válida mesmo.
      Beijos, Aline!

      Excluir
  2. Amei, Kat. Super válidas as dicas. Eu nunca trabalhei, mas não me esquecerei de suas dicas quando chegar minha hora. Adoro esse tipo de posts. Continue assim. Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha espero que lembre mesmo hein! Adoro fazer esse tipo de post também :D afinal, tudo é cultura né? hahaha
      Beijos!

      Excluir
  3. Adorei, Katlyn.
    Tudo é avaliado desde que tu entra pela porta até a hora que tu sai por ela.
    Eu que sou extremamente tímida, me formei em RH, sei de algumas coisinhas; mas, admito, sou terrível com entrevistas. Minha timidez ataca e tento controlar com o cérebro senão meu coração me mata! hahahaha :)
    bjuuu

    http://apartirdos-23.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso aí! Eu citei só as dicas principais mesmo, mas tudo conta hahaha
      Eu só fiz duas até hoje, e foram bem tranquilas, mas ainda fico meio assim ;S
      Beijos, Lua! (amo seu nome)

      Excluir
  4. Falar mal do ex-emprego realmente não pode e tem pessoas que meio que se acham e ficam falando olha eu conseguir tal coisa que você não conseguiu, forçar a barra não rola mesmo. Linda gostei muito das dicas e o seu blog então que lindo estou aqui babando no layout rsrsrs. Beijos e sucesso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso aí, tem gente que exagera hahaha
      Que fofa, muito obrigada viu? <3 eu agradeço ~e a Lu também o/~
      Beijos, sucesso para nós Paloma :D

      Excluir
  5. Oi Katlyn!
    Olha meus parabéns pelo tema da postagem!
    Esse blog é um dos poucos que tem conteúdo realmente interessante e útil!
    Em entrevistas muito importantes procuro passar o máximo de segurança e sempre pesquisar antes sobre a empresa que está oferecendo a vaga.

    Beijos
    O Outro Lado da Raposa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rai, sua lindaaa!! Eu printei seu comentário e postei lá no grupo, de tão lindo que achei :')
      Muito muito obrigada, fico mega feliz em saber que um post meu fez a diferença hahaha eu me esforço ao máximo para trazer esse tipo de conteúdo pro blog, afinal, a ideia é essa desde o princípio. Hi Cultura, né? :)
      Isso aí, conhecer a empresa também é bem importante hahaha aí vc vai fazer a entrevista achando que é de roupa e a empresa fabrica tonners para impressora, tipo? AHAHA
      Beijos Rai! Muito obrigada de novo pelo comentário.

      Excluir
  6. eu fico extremamente nervosa, J-SUS!! Mais sempre acaba dando certo rsrs suas dicas foram valiosas, eu sempre vou de cor clara, de preferencia branco, quase nem uso maquiagem ..blog http://pamellanascimentoo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HAHAHA que bom que apesar do nervosismo você se sai bem né ;)
      e a roupa é fundamental!
      Beijos Pam

      Excluir
  7. Quando eu fazia entrevista com as pessoas, percebia muitas gafes involuntárias
    Celular ligado, Vicios de linguagem, falar mal da empresa e de funcionários, Concordar com tudo que o entrevistador fala, afirmar tudo..
    São pequenas coisas que percebemos hahahaha

    Ótimas dicas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha verdade, acho que celular e gírias são coisas péeeeessimas demais!
      Geralmente são as pequenas que fazem a diferença né? :)
      Obrigada, beijooos!

      Excluir
  8. Ainda não tô procurando emprego, mas com certeza na frente esse post vai me servir muitoo haha já falei que adoro esses temas diferentes que você aborda né?
    Adorei, Katlyn.
    beijoss
    Blog Luísa Tavares | Fan Page

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha espero que seja útil mesmo Lu! <3
      Eu também gosto de postar coisas diferentes aqui no blog, vejo que tenho uma boa aceitação por parte do público, isso é muito legal haha
      Beijos, Lu!

      Excluir
  9. Amei as dicas... A pior parte para mim é a do medo, sempre fico meio que assustada nessas horas e não consigo me conter, mas estou trabalhando esta área e espero logo em breve conseguir superar isso.

    Parabéns pelo post!!

    beijos!

    http://diiversidadefeminina.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha to aqui torcendo por vc tá? Medo é normal, mas não em excesso :D
      Beijos!

      Excluir
  10. Adorei as dicas.. eu sempre fico nervosa, mas também quando começo a falar... hahahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha espero que sejam úteis para você :D
      beijos!

      Excluir

© Hi, Cultura! . Powered by Blogger :: Voltar ao topo imagem-logo