20/11/2014

Dicas de livro: Quem é você, Alasca?


Olá galera! Não me batam, por favor. Eu seeeeei que eu estou atrasada, que eu deveria ter postado antes, que eu estou há 5 dias sem postar. Mas, como todo mundo sabe (e entende) o quanto a minha vida é corrida, não preciso nem me justificar. Vamos ao que interessa. Semana passada eu terminei de ler mais um livro do John Green (John Verde como diz a Lu, beijo Lu!!) e dessa vez li "Quem é você, Alasca?". Confesso que já estava para ler esse livro faz muuuuuuuito tempo, um ano já. Minha amiga leu e gostou, me contou, eu curti, e não li. Mas quando vi na biblioteca do meu colégio fui obrigada a ler. E trouxe uma pequena resenha para vocês.


A história inicia com Miles se mudando para o colégio novo, Culver Creek. Miles é um garoto fissurado em "Últimas palavras" das pessoas. Ele se interessa em ler biografias só para conhecer essas últimas palavras. Segundo ele, elas dizem muito sobre a vida de uma pessoa. Miles pelo que me parece na história, e pelo que compreendi, é um típico garoto CDF que sempre foi excluído pela sociedade. Já Alasca é a rebelde, dissimulada, que tem um jeitinho encantador e ao mesmo tempo alvoroçador. Ela é... ela é tudo. Uma garota confiante em si mesmo. Mas, ao mesmo tempo que demonstra confiança, demonstra também sua insegurança. Alasca em vários momentos se mostra uma garota frágil e indefesa. E na leitura você acaba até ficando meio confuso. Ela confunde Miles, também. Uma das coisas que mais gostei no livro, foi o fato dos capítulos serem divididos nos dias "antes e depois" do fato mais importante (e talvez MAIS CONFUSO) do livro. E aí eu estou me segurando para não dar spoilers, mas a dúvida do final do livro me corrói por dentro. Comparei mentalmente esse livro com Dom Casmurro, no qual me frustrei por até hoje não saber direito a história do "traiu ou não traiu" hahahaha. Mas enfim.



Uma das frases que ficaram mais famosas deste livro (principalmente no Tumblr) foi: "Se as pessoas fossem chuva, eu era garoa, e ela, um furacão." E acredito que essa frase define o livro, de verdade. Alasca É um furacão. E talvez o negócio já comece pelo nome dela, que eu particularmente acho maravilhoso e super diferente. Eu não sei fazer resenhas sem dar spoilers, e queria muuuito compartilhar com vocês outros momentos da história, mas não posso, vocês terão que ler mesmo...


E essa sou eu lendo o livro no sítio do meu avô. Gostei dessa foto, então resolvi postar aqui. 
Ah, a única coisa que não gostei do livro foram as partes meio pornográficas. Achei que para a idade do público alvo, é um pouquiiiinho exagerado, mas eu levei numa boa, fingi que nada acontecia. Até porque, hoje em dia, um livro sem nenhuma parte assim está para existir! Uma das frases que mais gostei foi:

"Uma mulher santa de grande importância para o sufismo, foi vista correndo pelas ruas de sua cidade natal. Basra, segurando uma tocha numa das mãos e um balde de água na outra. Quando lhe perguntaram o que ela estava fazendo, respondeu: "Vou derramar esse balde de água fria sobre as chamas do inferno e depois vou queimar os portões do paraíso com esta tocha, para que as pessoas amem Deus não por desejarem o paraíso e por temerem o inferno, mas por ele ser Deus."

Espero que se empolguem como eu para ler! Beijos.

14 comentários:

  1. Terminei de ler hoje *-------* É muito perfeito! Essa frase(Se as pessoas fossem chuva[...]) é linda D+! Indico para todos! Beijos!

    bloggeekprincess.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, que legal!!! Que bom que gostou Nat, beijos ;)

      Excluir
  2. Ah Katlyn Adoro suas resenhas, são muito bem escritas e bem explicadas ♥
    Já Quero esse livro pra mim hahaha ♥
    Beijos ♥ O Melhor de Mim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Mica :D fico muito feliz em saber! Hahaha então, acho que você não iria gostar tanto quanto eu do livro, pelas partes meio obscenas kkkkk maaaas, eu gostei.
      Beijos ;)

      Excluir
  3. Que resenha linda, como escreve bem!
    E essa frase? Só de ler fiquei curiosa pra ler o livro haha
    "Se as pessoas fossem chuva, eu era garoa, e ela, um furacão."
    Blog Babi Marchi ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muuuuito obrigada Bárbara :D eu faço o que posso hahaha
      Leia, eu amei, vale a pena!
      Beijos

      Excluir
  4. Oi Katlyn, adorei a sua foto, me passou uma tranquilidade imensa, uma pessoa lendo em meio a natureza *o*
    Quando ao livro, ainda não li nada do autor acredita? Mas quero começar com esse.

    www.eucurtoliteratura.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigadaaa :) esse lugar me passa muita tranquilidade também... um dos melhores lugares desde a minha infância <3
      Comece por esse, ou O Teorema Katherine (que quero fazer resenha também)
      Beijos Nanan

      Excluir
  5. Só ouvi falarem bem desse livro!
    Vou colocar na lista!
    Beijos, Ana do dia <3

    ResponderExcluir
  6. Eu li e ameeei, muito bom. Tinha momentos que eu estava lendo o livro mais era como se eu estivesse vendo um filme :3 Amei de mais esse livro

    ResponderExcluir
  7. Eu amo esse livro, depois de A culpa é das Estrelas ele é o segundo na lista de favoritos. Não sei se já viu, mas passeando pela livraria vi ele com uma capa especial para colecionador, gente que capa é aquele, super linda, espero que ainda esteja a venda, estou louca para comprar.
    Beijos.
    https://caraminholanacabeca.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha séerio??? Eu já vi várias capas, uma delas é com a menina na capa, e a outra tem uma fumaça, achei ambas lindas também, quero comprar.
      Beijos

      Excluir

© Hi, Cultura! . Powered by Blogger :: Voltar ao topo imagem-logo