05/12/2014

Dicas HC: 5 dicas simples para tornar-se amigo do meio ambiente

Fonte: Google imagens

A imagem ali pode até parecer meio chocante na hora, mas se analisarmos, veremos que a nossa realidade não difere muito (na verdade, quase nada) daquilo. Hoje em dia, as pessoas não estão se preocupando com o ambiente em que vivem. Por mais que a Sustentabilidade seja um tema bastante divulgado pela mídia, ainda há muito "pano encobrindo" a maioria dos crimes ambientais que vão muito além do desperdício de água (apesar que este também é um problema), mas sim a poluição excessiva, que causa as enxurradas durante as enchentes. Uma coisa que poderia ser evitada, mas que, infelizmente, devido às ações do homem, é "natural".

Semana passada, postei um texto aqui sobre a Lauren, uma jovem que não produz lixo há dois anos. Muita gente ficou curiosa sobre COMO fazer isso, e eu resolvi criar um post para tirar algumas dúvidas, e também aprender com vocês um pouco mais.

Mas aí você me pergunta: Katlyn, como eu começo? Como posso ser uma pessoa "do bem" com a natureza? Então vamos lá. Separei 5 dicas.

Óleo de cozinha se reutilizado pode virar sabão: Minha mãe aqui em casa sempre jogava fora o óleo de cozinha. Nada legal, né? Até que ela descobriu uma mulher que faz sabão com o óleo depois de usado, e soda. E acredite, os sabãos são tipo 100000x melhor que Vanish. Sério. Eu jogo ele na máquina com as minhas blusas brancas do colégio e elas saem parecendo novas. Eu amo! E super recomendo. Ao contrário do que muita gente pensa, existe a quantidade certa de soda, e com essa quantidade NÃO corrói a roupa. O que eu acho maravilhoso. Na internet tem algumas receitas, e em breve pretendo trazer para vocês essa que ela faz. Caso não saiba fazer, e não conheça ninguém que faz, recomendo que procure os postos de coleta para óleo de cozinha. Existem vários espalhados por aí. Óleo é uma das coisas mais perigosas para o meio ambiente.

Invista em sacolas reutilizáveis: Os mercados hoje em dia estão tomando uma super iniciativa de aplicar uma espécie de "multa" a quem não leva sacolas de pano, cobrando o valor da sacolinha de plástico. Se a sua compra for pequena, você nem vai notar. Mas se for a compra do mês, com certeza dá diferença né? E além do mais, tem algumas sacolas reutilizáveis que dá para usar até como bolsa, são uma fofura. 

Opte por lâmpadas fluorescentes: Além de deixarem a iluminação do ambiente mais agradável (e facilita para as blogueiras), as lâmpadas fluorescentes economizam cerca de 60% de energia do que as suas antepassadas, as incandescentes. E convenhamos, aquela luz amarela é mega chatinha né? Deixa o ambiente super feio! 

ECONOMIZE ÁGUA em tudo o que puder: Vai escovar os dentes? Jamais deixe a torneira aberta. Vai tomar banho? Por que não desligar o chuveiro enquanto passa o shampoo, e depois para passar o condicionador? Ainda mais nesse calor, gente! Muito melhor.
Vai lavar a calçada? Reutilize a água da máquina de lavar-roupa. Minha mãe faz isso aqui em casa, e funciona muito bem. Você só joga no final um balde de água limpa, e está tudo certo. Falando em balde...
Vai lavar o carro? Utilize um balde. Muita gente lava o carro com mangueira, ou lava-jato, e isso gasta muuuita água a toa. Cuide.

E a última, mas não menos importante:
Separe o lixo: Não adianta, isso quase ninguém faz. Mas deveriam, gente! Aqui em casa minha mãe não separa muita coisa, mas o pouco que separa, que é material reciclável, ela manda para a moça que vem buscar o lixo (e vende depois). Eu acho isso super legal, e ainda mais por saber que a mulher que faz isso não é pobre, como muitos julgam essa profissão. Pelo contrário, ela é SUPER bem de vida, não precisaria nem trabalhar, mas gosta do que faz, e isso é de admirar e muito. Parabéns pela atitude, vizinha! :D

Fonte: Google imagens

Qual foto vocês escolhem para o futuro? Essa, ou a do início do post? PENSEM BEM. Suas atitudes é quem definem tudo isso.

Espero que tenham gostado do post. Comentem aqui embaixo o que vocês fazem para serem amigos do meio ambiente. Se gostaram desse post, posso fazer outro sobre o meio ambiente, mas de temas variados, o que acham? Curtiram? Beijos!

18 comentários:

  1. Amei bastante o post! Ahh a primeira dica já sabia, e acho bem legal! Você deu umas dicas muito ótimas! Faz sim outro post sobre meio ambiente, vamos adorar!
    Beijos :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha obrigada Carol :D
      Vou fazer sim, só estou pensando ainda sobre o que.
      Beijos

      Excluir
  2. Aqui em casa sempre separamos o óleo e doamos para um colégio que tem um curso técnico que ensina os alunos a fazerem o sabão, também separamos o lixo e damos os reciclado para uma cooperativa de catadores de lixo.

    http://www.eucurtoliteratura.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai que bacana Tainan, adorei a ideia desse colégio :D aqui em Blu não tem algo do tipo (que eu saiba).
      Beijos

      Excluir
  3. Dá pra fazer muita diferença nesse mundo mudando pequenas atitudes. Continue assim Kat, que você vai longe, bjs
    http://eimeconta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso aí Debora :D
      Pode deixar. E obrigada <3 beijos

      Excluir
  4. Boa!!!
    Já faço essas coisas, aliás estou cheias dessas sacolas reutilizáveis uma mais linda que a outra haha
    É importantíssimo que as pessoas finalmente percebam que a água deve ser economizada para que dure!

    Beeijos, O Outro Lado da Raposa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha que bom, Rai! Fico feliz em saber disso :D e essas sacolinhas são realmente lindas ♥
      E é exatamente isso. Água é tão boa, pra quê desperdício? :(
      Beijos

      Excluir
  5. Infelizmente ainda existem pessoas que não pensam que toda ação tem uma consequência e o que estão fazendo como o meio-ambiente é lamentável :/

    http://redandvintage.wix.com/home

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, bem isso :( mas enquanto isso vamos tentando a conscientização aos poucos rs beijos!

      Excluir
  6. Ótimas dicas, foi um post bem bacana, é sempre bom nos conscientizarmos e cuidarmos do meio ambiente :)
    Beijos

    http://perolasdaana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Adoreei seu post!! Sempre tento seguir essas dicas! Temos q preservar o meio ambiente sempre independendo da época do ano!! Bjs e adoro vc e seu blog!

    http://estherlopesblog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Esther!! Que bom ler isso, fico feliz que você também se preocupa :)
      Beijos, obrigada pelo carinho

      Excluir
  8. Gostei muito do assunto do blog, precisamos de mais pessoas pensando assim!!!
    Parabéns!!!!
    Beijos e sucesso!!!!♥♥♥♥
    www.bhparaomundo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Amanda :) beijos, e sucesso para você também :)

      Excluir
  9. bom claro que eu prefiro a foto do final do post
    vou adorar ver a receita do sabao caseiro
    em casa eu reaproveito o maximo que eu puder o oleo mas fazer sabao? vou adorar
    me avisa quando sair a postagem
    quanto a ser amiga do meio ambiente eu sempre fui tanto que meu sonho desde criança era ser engenheira ambiental tanto que desde nova sempre tive uma conciencia ambiental muito grande
    desde nova aprendi a nao jogar lixo no lixo
    minha mae sempre separa lixo organico do outro lixo pq é mais facil pros catadores fazerem a seleção dentre outras coisas

    www.meumuraldeideias.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha ok, vou tentar gravar. Que legalll!! Nunca pensei em ser engenheira ambiental, mas admiro quem quer seguir a profissão :D
      E dê parabéns à sua mãe por mim!
      Beijos

      Excluir

© Hi, Cultura! . Powered by Blogger :: Voltar ao topo imagem-logo