20/08/2015

O PERIGO DE FALAR "BESTEIRAS" NA INTERNET: SEJA EM RESENHAS OU COMENTÁRIOS


Tal celular é uma porcaria. Tal maquiagem não é boa. Tal produto é péssimo. 

Todos os dias, everyday, vejo meninas fazendo resenhas tanto positivas, quanto negativas de determinados produtos. Ok, resenha negativa é saudável, é sim, tem-que-ter. Se fossem existir só resenhas positivas, não iríamos nos policiar na hora das compras, afinal eu sempre dou uma olhada nas reclamações, site reclame aqui que o diga!! E ~voilá~, milhões de produtos, digamos assim, que não funcionariam com a gente, estariam bem na nossa estante. Todavia, existem coisas e coisas para se expôr. 

Aí é que está o X da questão. As pessoas acham que a internet é "terra de ninguém", e sendo assim, podem falar o que bem entenderem. Nananinanão, minha moça. Há palavras e palavras para se dizer na internet. Há todo um cuidado. Uma preparação. Mas tem gente que simplesmente joga suas palavras no "ventilador" sem sequer justificá-las. Tal produto é ruim. Mas moça, é ruim, ok, por quê? Não funcionou com você, será que é um produto ADEQUADO para a sua pele? Eu por exemplo, tenho pele mista. Se eu uso bases muito "mattes", minha pele fica ressecadíssima, e claro, esfarela. Se uso bases muito cremosas, parece que passei óleo na cara. Então por isso, sempre procuro achar o meio termo. Mesma coisa vale de um batom que você não curtiu. Será que ele era ruim por craquelar, ou seu lábio que estava ressecado?

Então por isso, tenha embasamento teórico no que for falar. Seja lá o que for. Tudo tem que ter um por quê, e se você não sabe informar isto ao leitor, por favor, não escreva. Informações falsas na internet podem até gerar processo, fique de olho!

E nem é só isso. Vai muito além. Existe também o perigo de ofender pessoas virtualmente, O famoso cyberbullying. Não, não é engraçado. E pode ser até fatal. Conheço casos e nem dá para contar nos dedos o tanto de gente que já sofreu com isso. Por gente que fala o que quer. É muito fácil ficar atrás de um computador, e falar o que bem entender. Magoar pessoas por trás da tela é tão mais fácil. Não há ninguém para te julgar, pois você está em "Off". Anônimo. É muito fácil não "dar a cara a tapa". É fácil falar pelas costas, sem medo do que vem pela frente. Mas não é tão simples assim. 

E a lição de tudo é: meça suas palavras, parça. Ok, brincadeiras à parte, é exatamente isso. Cuide com o que for falar na internet, para não "magoar" ninguém nem omitir fatos a respeito de produtos e serviços. Internet é fonte de informação, e essa informação precisa estar o mais verídica possível, ok?

Um beijo e até o próximo post.

8 comentários:

  1. Muito bom seu post, é de utilidade pública e todos deveriam ler!
    Eu acredito que resenha ou afins não se resumem simplesmente em gostar ou não. A pessoa que resenha algo, é claro, deve dizer o que achou, contudo, para isso deve trazer argumentos plausíveis que justifiquem aquela opinião.
    Eu tenho um blog que é recente de resenhas de livros, mas eu sempre tomo muito cuidado para não sair cuspindo achismos por aí, isso torna a resenha - e o blog - mais confiável.

    Beijinhos, Hel.

    leiturasegatices.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Hel ♥ sinto falta dos argumentos nas resenhas, e nem é só nas negativas, nas positivas também. O pessoal fala "ah, amei" mas não dão motivos.
      E gostei do seu ponto de vista, muito obrigada por comentar :)
      Beijos

      Excluir
  2. Olá!
    Olha esse mundo da internet pode ser uma grande armadilha para os famosos "trols", aquelas pessoas que parece que só vivem para falar mal das coisas. Isso porque uma vez que publicamos qualquer coisa, tanto um texto, quanto uma imagem, não tem mais volta, Você pode até se arrepender e tentar apagar, mas aquilo já pode ter sido compartilhado e salva em qualquer lugar.
    Então sempre que faço uma resenha penso muito nas palavras que vou usar, principalmente se eu não gostei tanto do livro.
    Tudo o que você publicar na web pode e será usado contra você.
    Muito bom o texto!


    www.ooutroladodaraposa.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, por isso temos que cuidar :) Amei seu comentário, como sempre!
      Beijos, Rai

      Excluir
  3. Parabéns pelo post Katlyn, assunto mais que necessário nesse mundo virtual de hoje. A galera não se toca e sai falando besteira por aí.

    Te acompanho sempre, não preciso nem dizer. ♥

    Sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem isso! E você é maravilhosaaa, amo seu blog também lindona <3

      Excluir
  4. Super concordo! Se for pra falar besteira, melhor não falar. Ah, se todos pensassem assim...

    www.lovelyprincess.com.br

    ResponderExcluir

© Hi, Cultura! . Powered by Blogger :: Voltar ao topo imagem-logo